• cecoprn

ALGUMAS PALAVRAS SOBRE O PRÊMIO NÍSIA FLORESTA DE LITERATURA

O Prêmio Nísia Floresta de Literatura que celebra os 210 anos de nascimento da escritora e primeira feminista da América Latina, tem um significado relevante para a cultura Brasileira. Estimulou a pesquisa e a leitura sobre a vida e a obra da escritora, mobilizou poetas de todo o país para produzir textos literário nesse período da pandemia, promoverá a divulgação de obras selecionadas através de um concurso e lançará uma obra coletiva com 20 autores.


O prêmio já pode ser considerado uma ação exitosa por todos os objetivos que está implementando e além disso conseguiu, mesmo sem estrutura de divulgação em larga escala, mobilizar 294 poetas. Homens e mulheres de todo o Brasil, atenderam ao chamado e mergulharem no universo da vida e obra da escritora Nísia Floresta realizando produções literárias sobre o tema, no formato de cordel, Patrimônio Imaterial do Brasil.


O prêmio mobilizou a energia e dedicação de cordelistas de 23 estados do Brasil em torno de uma ação literária. Pela história da escritora homenageada, escrever sobre Nísia é também colocar em evidência temas tão necessários como a defesa dos direitos das mulheres, negros e índios.


O prêmio revelou um outro dado importante: o cordel antes tido com uma manifestação artística da região nordeste, conquistou novos espaços e espalhou sua presença por todo território nacional.


Depois de muito trabalho chegamos à fase de habilitação. Devido a não observância ao que solicitava o edital no ato da inscrição, alguns poetas foram inabilitados. É importante enfatizar e agradecer o esforço desses autores em produzir obras inéditas e contribuir com a realização desse importante prêmio.


A fase de habilitação não avalia a qualidade das obras, apenas é uma exigência quando se trata de concursos públicos. Não só os participantes do Prêmio, mas a instituição organizadora da iniciativa está submetida a essas regras.


Parabéns a todos e todas que participaram desse processo seletivo e aos que seguem na disputa boa sorte!


Seguimos para a etapa de seleção final com toda seriedade e imparcialidade que exige esse importante prêmio em homenagem à vida e obra de Nísia Floresta Brasileira Augusta.




Equipe Prêmio Nísia Floresta de Literatura


786 visualizações8 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Resultado Parcial - Fase de Habilitação

O Centro de Documentação e Comunicação Popular – CECOP, CNPJ nº 10.873.370/0001-97, e o Museu Nísia Floresta, tornam público o resultado da fase de habilitação dos candidatos ao Prêmio Nísia Floresta

© 2023 por MP Comunicação