Quem Somos

O CECOP

O Centro de Documentação e Comunicação Popular - CECOP é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 1991 e com atuação no Rio Grande do Norte e em outros estados da federação.

 

O CECOP tem larga experiência nas áreas da educação, cultura, comunicação, meio ambiente, memória e museologia social. A ONG atua na implementação de práticas educativas inovadoras e criativas que contribuam com a educação integral e a produção coletiva do conhecimento. Desenvolve ações de preservação e difusão do patrimônio imaterial, de apoio e fortalecimento às iniciativas de memória e museologia de base comunitária.

A instituição tem como objetivo desenvolver ações e projetos que contribuam para garantir os direitos de crianças, adolescentes e jovens e fortalecer a luta e organização de setores historicamente excluídos e marginalizados. A ONG visa ainda contribuir para romper com o ciclo de reprodução da pobreza, além de estimular o protagonismo dos atores locais e o Desenvolvimento Local e Sustentável.

Com o trabalho desenvolvido o CECOP já conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais. Entre outros destaque para: 1) Prêmio Ludicidade/Pontinho de Cultura pelo trabalho com a cultura da infância; 2) Projeto RPTV - Prêmio Observatório de Boas Práticas em Direitos Humanos da Criança e Adolescente; 3) Prêmio Itaú/UNICEF de educação integral, 4) Tecnologias Sociais do Banco do Brasil, 5) Desafio Aprendizagem Criativa  Brasil/MIT Media Lab, 6) Prêmio Culturas Populares do Ministério da Cultura e 7) IBER MUSEUS de Educação.

Museu Nísia Floresta

O Museu Nísia Floresta foi fundado e é mantido pela ONG CECOP. A instituição mantém parceria com a Prefeitura Municipal de Nísia Floresta e com a Secretaria de Estado da Educação, Cultura, Esporte e Lazer do RN. Inaugurado em 2012, o Museu foi resultado de um amplo processo de mobilização local. A iniciativa de museologia social, desenvolve ações de difusão da vida e obra de Nísia Floresta, possibilita o acesso da população aos bens culturais e aos meios de produzi-los, trabalha a educação integral e a Política Nacional do Livro e da Leitura.

 

O Centro de Documentação e Comunicação Popular e o Museu Nísia Floresta realizam anualmente o Festival Literário de Nísia Floresta, que tem como objetivo estimular o consumo, o debate de obras literárias, difundir a vida e a obra da escritora Nísia Floresta e de autores nacionais e locais, além de possibilitar o acesso da população aos bens culturais e estimular a cadeia produtiva do livro.

© 2023 por MP Comunicação