Sobre Nísia Floresta

Nascida em 1810, Dionísia Gonçalves Pinto, mais conhecida como Nísia Floresta, é dona de uma trajetória de vida intensa, marcada por importantes lutas que a colocaram à frente de seu tempo. Seu nome está inserido na memória do Brasil por vários aspectos da sua vida e da sua obra.

Nísia atuou em pleno século XIX, extrapolou os limites do conservadorismo, foi escritora, indianista, abolicionista e educadora em uma época marcada pelo preconceito e pelo machismo.

Nísia Floresta foi provavelmente a primeira mulher a escrever para os jornais da época, quando a imprensa no Brasil dava seus primeiros passos. Sua história e o acervo de 15 livros de sua autoria são de uma importância rara, e ainda continuam desconhecidos e de difícil acesso; bem como o seu legado que continua pouco difundido junto à população do RN e do Brasil.

Nísia Floresta Brasileira Augusta foi sem dúvidas uma grande mulher cujo legado merece ser conhecido. Não há quem não se identifique com a sua forma de pensar e com a clareza com que defendeu seus pontos de vista.

 

Para conhecer mais sobre Nísia Floresta, você encontrará nesse blog referências de vários autores, que pesquisaram sobre a autora, link de livros e filmes que tratam do assunto. Preparado para essa viagem? Apertem os cintos!

© 2023 por MP Comunicação